Vander conquistou o diretório municipal ao derrotar Humberto Amaducci por 762 votos a 162. Já Pedro Kemp venceu Elaine Becker por 675 a 219.
O PT elege os presidentes estaduais e municipais em meio a críticas de alguns filiados sobre a permanência do partido na base de Eduardo Riedel (PSDB).
O concorrente de Vander, Amaducci, por exemplo, que era vice-presidente estadual, defendia entrega de cargos e lançamento de candidatura própria ao governo.
Vander foi eleito com discurso de trabalhar pela reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva e também pretende lançar candidatura ao Senado.
O deputado federal é o principal incentivador da parceria com Riedel e já chegou a dizer que pode ser até o quinto senador da coligação, desde que Riedel apoie ele ou a reeleição de Lula.
O partido se reuniria com Riedel novamente no mês passado, mas acabou adiando a reunião por conta de problemas de saúde de Zeca do PT e Camila Jara. A reunião deve acontecer em breve, quando discutirão o futuro da parceria.
Riedel já declarou aos petistas que não gostaria que eles saíssem da base, mas confidenciou ser difícil apoiar Lula . O PT não tem candidato do partido ao governo, mas tenta convencer Fábio Trad a se filiar e concorrer.