Para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as inscrições para o vestibular seguem até dia 16 de setembro, são mais de 10 mil vagas ofertadas.
Neste mesmo período tambémpoderão ser realizadas inscrições para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), destinado aos candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS por meio de avaliações seriadas, realizadas ao final de cada ano letivo.
Os candidatos devem acessar a página Ingresso UFMS até 16 de novembro e as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de dezembro, das 8h às 13h, no horário de MS. Para este ano, o prazo para a isenção da taxa foi ampliado até 4 de outubro. Além disso, a própria taxa de inscrição passou por uma redução e é de R$ 100.
As provas presenciais serão realizadas em todos os municípios onde a UFMS possui câmpus: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, e em Dourados. As provas também podem ser feitas de forma on-line, de acordo com o curso escolhido.
Conforme o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, as vagas são voltadas aos jovens que estão saindo do Ensino Médio e, também, a todos que não cursaram uma graduação. “Estamos no segundo ano que aplicaremos dois tipos de provas: a digital e a presencial. Além disso, temos a avaliação das três etapas do PASSE, que já está bastante conhecido”, disse.
Do total de vagas cinco mil serão oferecidas para dez cursos a distância, que contemplam uma demanda para capacitação profissional.
Entre as novidades deste ano, estão os novos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena no Câmpus de Aquidauana e de Ciências Biológicas em Três Lagoas, além do segundo ano de oferta de Medicina Veterinária em Paranaíba.