O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 24, que qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela pagará uma tarifa de 25% sobre negociações feitas com os EUA.
Acontece que os Estados Unidos corresponde em mais de 20% da compra do petróleo da Venezuela. Como seria isso? o Trump vai punir os Estados Unidos?
“Qualquer país que comprar petróleo e/ou gás da Venezuela será obrigado a pagar uma tarifa de 25% aos EUA sobre qualquer transação comercial que realizar com nosso país”, afirmou Trump em um comunicado publicado em sua plataforma de mídia social própria, a Truth Social.
Os números são da Agência de Informação Energética (EIA). Ao todo, a Venezuela chegou em outubro de 2024 a uma média de 295 mil barris de petróleo vendidos por dia aos EUA.
Para o professor de Economia do Petróleo da Universidade Bolivariana da Venezuela Vladimir Adrianza Salas, os Estados Unidos dependem historicamente da venda de petróleo venezuelano e essa tendência deve se manter nos próximos anos.
“Indiscutivelmente os EUA sempre dependeram do petróleo venezuelano em 100 anos e tudo aqui se exportava para os Estados Unidos. As refinarias estadunidenses estão totalmente associadas ao petróleo venezuelano, um petróleo denso. Desde antes da 2ª Guerra Mundial se sabia que os EUA não teriam capacidade de produzir o que consomem e quem tem mais petróleo aqui no hemisfério sul é a Venezuela”, disse ao Brasil de Fato.
A China foi o maior comprador de petróleo venezuelano em 2023, respondendo por 68% das suas exportações, segundo a EIA. Seguiram-se Estados Unidos (23%), Espanha (4%), Cuba (4%) e Singapura (1%).
Fonte: Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA)