Sicredi e Aena revitalizam monumento dos Tuiuiús no Aeroporto de Campo Grande

Obra do artista plástico Cleir, símbolo da cultura sul-mato-grossense, será restaurada e entregue até o fim de julho

Os três tuiuiús que compõem o monumento em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande – batizados carinhosamente como Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo – estão passando por um processo de revitalização, fruto da parceria entre a Aena, gestora do aeroporto, e o Sicredi. A obra, que completa 25 anos, é uma homenagem ao Pantanal e representa as posições de pouso, decolagem e abastecimento das aeronaves, simbolizando a conexão entre a natureza e a aviação.

A restauração está sendo conduzida pelo renomado artista plástico Cleir, responsável pela criação original do monumento. O projeto reforça o compromisso do Sicredi com a cultura e a sustentabilidade nas comunidades onde atua.

Para Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, apoiar a revitalização do monumento é uma forma de valorizar a história e a identidade do povo sul-mato-grossense:

“A importância que o Sicredi dá para as questões culturais nas comunidades onde está inserido tem muita relevância, porque está em nossa missão cuidar da comunidade com sustentabilidade. A marca Sicredi se compromete a melhorar as condições de vida das pessoas, e não é diferente aqui em Campo Grande. Nosso apoio à revitalização desse espaço, em frente ao aeroporto, reergue um monumento representativo para todo o Mato Grosso do Sul – os Tuiuiús, obra do artista Cleir, que já deixou sua marca em diversas cidades com pinturas que celebram o Pantanal. Após os danos causados por um vendaval, as cinco cooperativas do Sicredi no estado se uniram em parceria com o aeroporto para restaurar esse símbolo da nossa fauna.”

“É uma satisfação imensa ver a obra que a gente fez há 25 anos e que é um cartão postal de Campo Grande, receber essa atenção e poder fazer a revitalização. Quando fiz o monumento que ficou carinhosamente conhecido como os Tuiuiús do Aeroporto, pensei em comparar a revoada dos tuiuiús com o movimento das aeronaves e assim, homenagear o nosso Pantanal.  Sou grato à Aena pela oportunidade e acima de tudo, ao Sicredi, por acreditar e investir na cultura, na arte e na identidade de nosso Estado. Nossa parceria é antiga e extremamente positiva e esse trabalho com certeza é mais um capítulo de uma bonita história que estamos construindo juntos”, disse Cleir, artista plástico.

Cleir é um artista plástico autodidata com mais de 30 anos de carreira. Seu trabalho tem forte conexão com a fauna e flora do Cerrado, suas grandes inspirações. Em parceria com o Sicredi, já revitalizou apenas em Campo Grande, o painel da Arara Azul, no Edifício Exceler, os painéis da Arara Vermelha e Papagaio Verdadeiro, no Edifício 26 de Agosto, a Praça das Araras durante campanha de doação de sangue e agora pela segunda vez, o Monumento Pantanal Sul.

A previsão é que os Tuiuiús do Aeroporto estejam completamente restaurados até o final de julho, devolvendo à cidade um de seus mais queridos símbolos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também