Seis novos países farão parte do BRICS

Os líderes do BRICS deram uma  declaração conjunta na manhã desta quinta-feira (24), anunciando a entreda de seis novos países ao grupo.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (de forma virtual), deram as boas-vindas aos países que ingressarão ao bloco econômico a partir de janeiro de 2024,

Os novos membros são: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. É a primeira expansão desde 2011, quando ocorreu a entrada da África do Sul. Com isso, o BRICS terá cerca de 46% da população mundial e quase 36% do PIB global em paridade de compra. A adesão foi oficializada na Declaração de Joanesburgo, documento acordado entre todos os atuais integrantes do BRICS. 

“Neste mundo em transição, o BRICS nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do BRICS é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do BRICS, com a inclusão de novos membros”, disse o presidente Lula em seu discurso.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também