Os investimentos aportados em Mato Grosso do Sul nos últimos anos nos setores de celulose, sucroalcooleiro, biomassa e na rota bioceânica vem proporcionando novas dinâmicas de negócios nos territórios. Com o início das instalações e das operações das grandes indústrias, há a crescente demanda por fornecedores de produtos e serviços, de forma direta e indireta, principalmente no comércio.
Neste ambiente, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, promove o Encadear Summit, nos dias 20 e 21 de setembro, no Gran Murano, em Campo Grande (MS). Com uma extensa programação composta por painéis temáticos e rodadas de negócios, o evento gratuito tem o objetivo de fomentar a competitividade dos pequenos negócios e o encadeamento produtivo em todas as regiões do Estado, abrangendo as cidades empreendedoras de Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Sonora, Inocência, Caarapó, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Costa Rica, além de Campo Grande e Três Lagoas, que não integram o programa, mas também são apoiados pela instituição nesse âmbito.
Para o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Estado vive um momento de grandes investimentos sendo um dos maiores já realizados por diversas empresas de grande porte, momento em que os empreendedores devem estar atentos para fazer novas conexões de mercado. “Neste cenário, o Sebrae tem o papel de despertar nos empreendedores locais novas possibilidades de negócios e de mercados, preparando o pequeno negócio para ser fornecedor de produtos ou serviços, gerando renda e se tornando competitivo frente às empresas de outros Estados”, destaca.
O Encadear Summit inicia às 9h com a abertura e na sequência, palestra com o economista Alexandre Schwartsman, “Cenários e Tendências Econômicas”. Ao longo do primeiro dia, ocorrem os painéis temáticos de celulose, bioenergia e de logística da rota bioceânica. Já no segundo dia, as empresas sul-mato-grossenses terão a oportunidade de realizar negócios nas arenas temáticas de bioenergia, celulose, rota bioceânica, logística e mineração.