As campanhas e o calendário de vacinação em Campo Grande são abordados na nova edição do Programa Palavra Livre, produzido pela Câmara Municipal. Em entrevista, a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, fala sobre as vacinas contra poliomielite, dengue, gripe, Covid-19, além das estratégias do Município para disponibilizar mais pontos de imunização.
Um dos desafios é ampliar os índices de vacinação que, em alguns casos, estão muito abaixo do esperado. A campanha da vacinação contra a influenza, por exemplo, teria que atingir 95% do grupo prioritário, que pode ter complicações em decorrência desse vírus. A vacinação, porém, chegou a apenas 33% até agora, mesmo com 20 óbitos registrados em decorrência da Influenza A e várias internações por problemas respiratórios.
Para que mais pessoas busquem atualizar as carteiras de vacinação, a prefeitura adota algumas estratégias, oferecendo opções aos finais de semana. “A gente tem percebido adesão boa em relação a outros pontos, como shoppings e supermercados. Temos buscado todas as estratégias possíveis para ampliar os índices de vacinação”, disse Veruska Lahdo.
Atualmente, são 74 unidades de saúde, sendo 47 com horário estendido, até 19 horas. Confira abaixo a entrevista completa, que está sendo exibida também na programação da TV Câmara, pelo canal 7.3, em rede aberta.