O paraíso com cânions e águas cristalinas no Brasil Central: confira esta cidade pouco conhecida e rica em belezas

Na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, esconde-se esta cidade. Com suas belezas naturais, ela está começando a ganhar destaque entre os amantes da natureza. Descubra aqui que local é este e todas as suas maravilhas.

Vamos começar contando brevemente sobre a história desta cidade: ela foi fundada em 19 de março de 1752, pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, primo do rei de Portugal, D. João V, que chegou à região com ordens régias para instituir o governo da Capitania de Mato Grosso. Teve grande destaque político e econômico, garantindo a expansão e preservação do território fronteiriço.

Estamos falando de Vila Bela da Santíssima Trindade, no oeste de Mato Grosso, a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Bolívia. E fica a cerca de 550 quilômetros da capital Cuiabá.

Curiosidade: Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira Capital de Mato Grosso, de 1752 a 1820, durante o período colonial.

A pequena Vila Bela, como é chamada, é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso, abrigando trilhas, rios, cachoeiras e um cânion de águas cristalinas. E por ter sido a primeira capital do estado, é possível ainda encontrar ruínas de construções do período colonial. Descubra abaixo as suas belezas naturais e arquitetônicas.

O que conhecer em Vila Bela

A cidade abriga o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, onde é possível conhecer, por exemplo, a Cachoeira do Capivari, Cachoeira do Jatobá, o famoso Cânion do Jatobá, a Cascata dos Namorados e Cascatinha, a Trilha da Poaia e a Trilha das 7 cachoeiras.

A Cachoeira do Jatobá é a maior do estado, com cerca de 252 metros de queda d’água, e a quarta maior do Brasil. A trilha que leva até ela é considerada de nível médio; são 11 km de ida e volta, e mais um trecho de 500 metros bastante íngreme. Nesta trilha é possível a observação dos biomas Amazônico e Cerrado e ainda parar em um Mirante em frente à Cachoeira dos Macacos.

A Cachoeira do Jatobá, a maior do Mato Grosso do Sul, com cerca de 252 metros de queda d’água. Crédito: Blog Viagens e Caminhos.

Um local muito visitado é o Cânion do Jatobá, de beleza surpreendente, com águas cristalinas que variam entre esverdeadas e azuladas. Fica a 21 km do centro da cidade, e a trilha para chegar a ele tem cerca de 5 km, ida e volta, sendo considerada de nível fácil mas com alguns pontos de dificuldade por ter muitas pedras e ser preciso atravessar um riozinho algumas vezes.

O Cânion do Jatobá é um vale estreito com cerca de 230 metros de extensão e até 8 metros de profundidade, onde é possível nadar com colete, mergulhar e se deslumbrar com o paredão rochoso.

A cidade também é conhecida pela produção do Kanjinjin, uma bebida típica da região que se tornou um símbolo cultural. Além disso, há festas culturais com danças tradicionais, como o Congo, o Chorado e o Chiquetanos que acontecem em abril e julho. A festa mais tradicional da região é a “Festança” que ocorre anualmente em julho.

Você pode visitar ainda as Ruínas da igreja matriz da cidade, o Museu do Palácio dos Capitães Generais e caminhar pela Orla do Rio Guaporé, que corta a cidade. E só uma observação: a cidade tem poucas opções de hospedagem.

Artigo relacionadoPor que esta cidade paulista é considerada uma das mais charmosas do Brasil? Conheça sua história e belezas naturais

Por que esta cidade paulista é considerada uma das mais charmosas do Brasil? Conheça sua história e belezas naturais

E quando ir visitar? O verão é o período de chuvas na região, quando todos os atrativos naturais estão cheios. Durante o período de seca, o nível de água diminui significativamente, fazendo com que alguns dos atrativos sequem, como o Cânion do Jatobá. Porém, nesse período, é possível fazer uma trilha por dentro dos paredões do Cânion chegando até o pé da cachoeira do Jatobá.

Então se você quer conhecer mais sobre a história e as belezas naturais de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade é uma ótima oportunidade para visitar.

Referências da notícia

Conheça a cidade brasileira com o cânion mais surpreendente da América do Sul. 25 de junho, 2025. Pedro Nunes.

Vila Bela da Santíssima Trindade – MT. 04 de abril, 2023. Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO).

Vila Bela da Santíssima Trindade – Conheça Essa Potência Turística de Mato Grosso. 07 de março, 2021. Fábio Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também