Inglês da McLaren cumpriu as duas paradas obrigatórias no tempo certo, diferente de Max Verstappen e conquistou a sua sexta vitória na carreira
Fez o que o regulamento mandou no tempo certo e venceu! Foi assim que Lando Norris dominou as ruas de Monte-Carlo, ganhou o GP de Mônaco e conquistou a sua sexta vitória na Fórmula 1, neste domingo (25).
Max Verstappen liderava a prova até a volta 77, mas ainda não tinha feito a sua segunda parada obrigatória. A sorte não esteve ao lado do holandês que teve que parar nos momentos finais. O dono da casa, Charles Leclerc, chegou em segundo e o líder do campeonato, Oscar Piastri, fechou o top-3 nas ruas de Mônaco.
No fundo do pelotão, Gabriel Bortoleto, apesar de ter batido na largada, fez uma boa prova e terminou a corrida na 14º colocação. Já Nico Hülkenberg, companheiro de equipe do brasileiro na Sauber, foi 16º.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 29 de maio e 1º de junho para a disputa da nona etapa da temporada de 2025, o GP da Espanha, em Barcelona.
Como foi a corrida em Mônaco
Não teve nenhuma batida na primeira curva na Fórmula 1 igual o caos na F2. Porém, e infelizmente, o primeiro acidente do GP de Mônaco ocorreu com Gabriel Bortoleto, neste domingo (25).
Na disputa por posições na primeira volta, o piloto brasileiro se enroscou com Kimi Antonelli, da Mercedes, e bateu no muro na entrada do túnel. Ainda bem que a batida não foi nada grave e Bortoleto continua na Sauber. A pista foi arrumada rapidamente pelos ficais durante o Safety Car Virtual e a corrida foi retomada na volta 4.
Depois de quatro voltas, foi a vez de Pierre Gasly encontrar os muros das ruas de Monte-Carlo. O inglês perdeu o controle da sua Alpine e teve que abandonar a prova. Lá na frente, tudo se mantinha o mesmo desde a largada. Norris, Leclerc, Piastri e Verstappen mantiveram as posições e Hamilton se recuperou e fechava o top-5.
O inglês da Ferrari foi o primeiro piloto da ponta a parar nos boxes e realizar a primeira dos dois pit stops obrigatórios para o GP de Mônaco. Depois foi a vez de Norris e logo em seguida Charles Leclerc. Todos eles com pneus duros usados.
Com 30 voltas para o fim da prova, o top 5 já tinha feito a primeira parada. Norris, Leclerc, Piastri, Verstappen, Hamilton, Alonso, Hadjar, Ocon, Lawson e Albon completavam os 10 primeiros da corrida.
Na volta 39, Fernando Alonso teve problemas na sua Aston Martin e abandonou a prova, que vinha na sexta posição na corrida. O espanhol buscava conquistar os seus primeiros pontos na temporada de 2025 da Fórmula 1.
Na volta 50, o dono da casa, Charles Leclerc, foi o primeiro piloto a fazer a sua segunda parada obrigatória para o GP de Mônaco. Logo em seguida, foi a vez de Lando Norris fazer o pit stop, seguido de Max Verstappen, que calçou um jogo de pneus macios usados.
Um fato curioso aconteceu um pouco mais para trás do pelotão. George Russell e Kimi Antonelli cortaram caminho de PROPÓSITO para conseguirem ultrapassar Alexander Albon, da Williams. Porém, o barato saiu caro. Com a estratégia, o inglês da Mercedes tomou uma punição e ganhou uma passagem pelos boxes obrigatória. Já o italiano foi mais esperto e devolveu a posição. Tudo pela disputa da 10º posição.
Com 20 voltas para o fim, a ponta estava com Max Verstappen, que até o momento, não parou para fazer a sua segunda parada. Norris vinha logo atrás com a abertura da asa móvel disponível e a segunda parada feita.
Na volta 72, Max Verstappen continuava com a aposta de que uma bandeira vermelha entraria na pista para ganhar uma parada de graça. E NADA DE CHEGAR A TÃO SONHADA. Com isso, Norris, Leclerc e Piastri continuavam uma lutra frenética pelo P2.
O momento da segunda parada do holandês chegou na volta 77, tudo isso para não tomar 30 segundos de penalidade no final da corrida.