O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) realizou uma reunião, nesta sexta-feira (4), com os 14 prefeitos da Região Norte de Mato Grosso do Sul, que compõem o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), para discutir melhorias na saúde pública.
O encontro ocorreu no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Durante a reunião, o senador, que também é médico, apresentou a ideia de adotar a telemedicina para os municípios, visando resolver questões emergenciais no atendimento básico e ampliar o acesso aos médicos.
Nelsinho Trad destacou que a telemedicina pode ser uma solução para melhorar a saúde em regiões afastadas dos grandes centros, pois oferece atendimento médico, incluindo especialistas, de forma remota, reduzindo custos e ampliando o alcance dos serviços de saúde.
Ele enfatizou que, estatisticamente, a telemedicina tem solucionado cerca de 80% dos problemas de saúde já nas primeiras consultas, o que a torna uma ferramenta valiosa para melhorar o atendimento básico em diversas especialidades.
O presidente do Cointa, prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (PP), gostou do projeto e se comprometeu a buscar recursos federais para tornar a telemedicina uma realidade na região norte.
Os municípios que fazem parte do consórcio são: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.