Ministro da Previdência acompanhará em Recife início dos atendimentos presenciais nos Correios sobre descontos associativos

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Wolney Queiroz disse que a pasta espera que cerca de 2 milhões de pessoas busquem uma das mais de 5 mil agências em todo o país. Ao final do processo, haverá uma busca ativa por aposentados, aposentadas e pensionistas lesados pelas fraudes.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira, 29 de maio, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”, que ele estará, nesta sexta-feira (30), em Recife para acompanhar o primeiro dia de atendimento presencial dos Correios aos aposentados, aposentadas e pensionistas que se dirigirem às agências para buscar informações e descobrir se tiveram ou não descontos indevidos por parte das associações.
 

“Nós temos uma determinação do presidente de abranger todo o conjunto de aposentados e pensionistas que foram lesados de alguma forma. Eu vou fazer questão de amanhã de manhã ir para uma agência dos Correios, oito da manhã, para receber os primeiros aposentados que chegarem lá em Recife, na agência acho que é dos Guararapes. Vou estar em Recife, o presidente dos Correios (Fabiano Santos) vai escolher uma agência para fazer esse mesmo trabalho, e o presidente do INSS (Gilberto Waller) também estará em outra agência. Vamos entrar em contato com os aposentados e recomendando sempre aos funcionários dos Correios todo carinho, toda atenção, todo cuidado com os nossos aposentados e pensionistas”, afirmou o ministro.
 

A parceria entre a Previdência Social, o INSS e os Correios foi anunciada no dia 22 de maio. Ao todo, mais de 5 mil agências próprias dos Correios, em todas as unidades da Federação, estarão habilitadas para o atendimento aos serviços de consulta do INSS a partir desta sexta-feira. Para isso, cerca de 20 mil funcionários dos Correios passaram por um treinamento, de modo a capacitá-los para apoiar principalmente os aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm familiaridade com os canais oficiais de consulta: a plataforma Meu INSS e o telefone 135. Após realizada a consulta presencial e cumprido o prazo de 15 dias úteis para análise e apresentação da documentação por parte da associação, o cidadão ou cidadã poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta apresentada pela entidade.

9 MILHÕES TIVERAM DESCONTOS – Segundo o ministro, 9 milhões de pessoas foram informadas de que descontos haviam sido identificados. “Eles receberam o comunicado dizendo que eles tiveram algum tipo de desconto. Nós temos mais ou menos 100 milhões de acessos ao INSS por mês. Desses 100 milhões, 91%, 91 milhões aproximadamente, são acessos feitos pelo Meu INSS e 7, 8 milhões são feitos pelo 135. As pessoas recebem a ligação ou ligam para o 135 e falam com os atendentes e já estão acostumados com isso”.
 

2 MILHÕES – Segundo Wolney Queiroz, o governo estima que um público de cerca de dois milhões de pessoas possam buscar as agências dos Correios para se informar sobre a possibilidade de descontos. “Existe uma franja, como nós dizemos, de cerca de 2 milhões de pessoas. Esse contingente pode ser um pouco maior porque esse cenário do ressarcimento é um pouco mais delicado. Então, pode ter a participação mais presencial. Mas são cerca de 2 milhões de pessoas que procuram as agências do INSS. Como nós não temos agências do INSS em todos os municípios, são cerca de 1.600 em 800 cidades, nós celebramos uma parceria com os Correios. Os Correios estão presentes em todas as cidades do Brasil. Eu fiz uma recomendação ao presidente Fabiano para que haja um atendimento acolhedor, um atendimento com paciência. São pessoas que não têm habitualidade com esse tipo de procedimento. Então tem que ter paciência com quem vai lá pedir as informações”.
 

27 MILHÕES NÃO TIVERAM DESCONTOS – O ministro também citou números referentes ao contingente de brasileiros que teve descontos realizados por associações e frisou que trabalhou para identificar e tranquilizar aqueles que não tiveram descontos. “Nós primeiro mandamos um comunicado para 27 milhões de pessoas, de aposentados e pensionistas, tranquilizando e comunicando que eles não tiveram qualquer tipo de desconto e 27 milhões de pessoas, aposentados e pensionistas, não têm com o que se preocupar. O governo já checou e eles não receberam desconto”.
 

BUSCA ATIVA – Wolney Queiroz explicou ainda que o objetivo é fazer com que todos os aposentados, aposentadas e pensionistas que tiveram descontos indevidos sejam identificados e ressarcidos. Para isso, nos casos daqueles que não buscaram os canais oficiais de informação do Meu INSS, telefone 135 ou o atendimento nas agências dos Correios, haverá uma busca ativa por essas pessoas.
 

“Nós vamos ver, no decorrer dos próximos meses, quantas entram em contato pelo meu INSS, pelas agências ou pelo 135. E depois a gente vai ver quem não entrou em contato: 500 mil pessoas, 200 mil pessoas, 50 mil pessoas. E nós vamos fazer uma busca ativa. Por quê? Porque há comunidades ribeirinhas, por exemplo, que não têm energia elétrica, não têm acesso ao telefone celular, não têm acesso ao computador, à internet. O INSS já está preparando um programa, através do PrevBarco. Nós temos os barcos da Previdência Social. Esses barcos vão fazer essa busca ativa, vão na casa do cidadão. E existe o PrevMóvel, que são veículos da Previdência Social também, que podem fazer essa busca ativa para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas que estejam sem poder se deslocar e não tenham acesso ao meu INSS, aos canais que já foram apresentados. Então há disposição de não deixar ninguém para trás”.
 

QUEM PARTICIPOU — Participaram do programa jornalistas dos seguintes veículos: Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões, Diário de Pernambuco, de Recife, Portal Extra do Rio de Janeiro, Rádio Guaíba de Porto Alegre, Rádio Correio 98 FM de João Pessoa, Rádio Bandnews FM de São Paulo, Rádio CBN de Maceió, e Rádio Itatiaia de Belo Horizonte.
 

BOM DIA MINISTRO — O “Bom dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

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