Com a chegada do outono, a necessidade de manter os estoques de sangue em alta se torna ainda maior, pois as doenças respiratórias impedem as doações. Nos períodos de feriados prolongados também aumenta o consumo de bolsas de sangue, daí a preocupação em reforçar os estoques.


O Hemosul está fazendo um apelo urgente por doações de sangue para evitar a escassez nos hospitais de Mato Grosso do Sul, especialmente dos tipos O+ e O-. Com a chegada do outono, que traz temperaturas mais baixas e baixa umidade do ar, a procura por doadores tem diminuído, gerando preocupação.
Segundo o hemocentro, essa estação é marcada pelo aumento da proliferação de vírus e bactérias, resultando em um aumento de doenças respiratórias e alergias. Isso leva a um aumento na demanda por atendimento em hospitais e unidades de pronto-socorro, impactando a saúde da comunidade.
Mayra Franceschi, Gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul MS, destacou que, nesta semana, apenas 57 pessoas compareceram para doar, um número bem abaixo da média ideal de 180 doadores diários. “Precisamos urgentemente da sua doação de sangue para salvar vidas. Pacientes oncológicos, aqueles em cirurgias e com outras condições de saúde dependem da solidariedade de cada doador”, afirmou Franceschi.
Locais para doação
– Hemosul da Santa Casa
– Hemosul Coordenador
– Hemosul do Hospital Regional
– No interior, as unidades de Dourados, Paranaíba, Três Lagoas e Ponta Porã realizam coletas diárias, além de campanhas em todo o estado.
Orientações e critérios para doação:
– É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis; a primeira doação deve ser até 60 anos – após essa idade, a doação é permitida apenas para quem já é doador).
– Pesar 51 kg ou mais e estar em boas condições de saúde.
– Dormir bem na noite anterior e fazer uma refeição leve antes da doação, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem.
– Beber bastante água antes da doação para facilitar o processo.
– Apresentar um documento oficial com foto.
– Após a doação, descansar e evitar esforços físicos nas primeiras horas.
Atualmente, os estoques de sangue dos tipos O- e O+ estão em falta no Hemosul . Para doar, basta comparecer à unidade ou aos postos de coleta na Santa Casa e no Hospital Regional durante o período da manhã, levando documentos pessoais e estando bem alimentado e saudável.
O Hemosul também alerta que doenças respiratórias tornam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes, com um intervalo mínimo de três meses.