O programa abrange escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o Projeto de Lei 254/2024, que propõe a criação do Programa de Aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial (IA), nas escolas do Estado. A iniciativa, de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), abrange tanto escolas públicas quanto privadas, nos níveis de ensino fundamental e médio.
O objetivo do projeto é integrar a inteligência artificial ao currículo educacional, promovendo a conscientização e o aprendizado sobre suas aplicações práticas e os desafios éticos que envolvem seu uso.
A proposta visa capacitar os estudantes a entender as funcionalidades da IA, desenvolver habilidades em programas e algoritmos relacionados à inteligência artificial e refletir sobre a responsabilidade no uso dessas tecnologias.
Educação e ética na era da IA
O deputado Lucas de Lima destaca a importância de preparar os jovens para um futuro digital, no qual a IA desempenha papel central. “Essa iniciativa busca proporcionar uma educação que vai desde o entendimento básico sobre a inteligência artificial até a discussão de seus princípios éticos, visando formar cidadãos digitais responsáveis”, afirma o parlamentar.
Ele ressalta que a aprovação do projeto representaria um grande avanço na educação do Estado, promovendo um ambiente de aprendizagem focado em valores como ética, responsabilidade e cidadania digital.
O projeto segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde será avaliado antes de sua possível implementação.