Esses produtos estão inseridos no contexto da “beleza verde” ou cosmética sustentável
Onegócio de fabricação de cosméticos ecológicos, que inclui maquiagem, cremes, loções, sabonetes, xampus, fragrâncias, entre outros, está sustentado por fortes pilares: a vaidade, a busca por bem-estar, autoestima e a crescente consciência ambiental. O aumento da expectativa de vida, maior renda das mulheres devido à maior participação no mercado de trabalho, o cuidado crescente dos homens com saúde e aparência e as demandas por diversidade, inclusão e sustentabilidade impulsionam o mercado de beleza. Em 2023, o Brasil continuou como o quarto maior mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), com faturamento expressivo e perspectivas positivas para o setor, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Os consumidores buscam cada vez mais produtos alinhados com a sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e ingredientes naturais. Cosméticos naturais, orgânicos e veganos têm experimentado um crescimento notável, incentivando as empresas a substituir ingredientes sintéticos por matérias-primas sustentáveis.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula a fabricação de cosméticos no Brasil, porém ainda não há legislação específica para produtos naturais ou orgânicos. Para atender consumidores exigentes, fabricantes buscam certificações privadas, garantindo segurança e qualidade. Certificadoras reconhecidas incluem ECOCERT (internacional) e IBD (nacional). O selo Cosmo certifica cosméticos naturais e orgânicos conforme o padrão internacional COSMOS ou Ecocert, enquanto o IBD oferece certificações como Ingredientes Naturais IBD e NATRUE. Selos para cosméticos veganos incluem o Cruelty Free da PETA e o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)
Definições importantes:
- Cosméticos naturais: mínimo de 95% ingredientes naturais, com 50% orgânicos; após adição de água, 5% devem ser certificados orgânicos.
- Cosméticos orgânicos: mínimo de 95% ingredientes naturais, com 95% orgânicos; após adição de água, 10% devem ser certificados orgânicos.
- Cosméticos veganos: livres de ingredientes de origem animal e sem testes em animais durante todo o processo produtivo.
Esses produtos estão inseridos no contexto da “beleza verde” ou cosmética sustentável, tendência global impulsionada por consumidores conscientes e exigentes, que valorizam a transparência das marcas e buscam informações detalhadas sobre produtos e processos.
Para iniciar nesse setor, o empreendedor deve definir claramente o propósito, valores, público-alvo e ambiente de negócios. Um plano de negócios detalhado é essencial, contendo análise estratégica, cálculo de viabilidade econômica, planejamento operacional, financeiro e de marketing. É crucial identificar claramente os produtos cosméticos desejados para direcionar investimentos, prever riscos e garantir conformidade com regulamentações específicas.
Empresas com “alma” nesse segmento são aquelas que entendem profundamente o consumidor, valorizam a ética, a responsabilidade social e ambiental, e conseguem traduzir esses valores em produtos autênticos e conectados com as expectativas do mercado contemporâneo