Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) lançou o programa “Juntos pela Escola”, nesta terça-feira (11), na Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Itgydio, localizada na Rua Dois Irmãos, 591, no Jardim Noroeste.
“Juntos pela Escola” é um programa que vai reformar/revitalizar 189 escolas municipais das sete regiões de Campo Grande.
A primeira região a ser contemplada é a do Prosa, com 17 escolas e 10,8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Ainda não se sabe qual será a próxima região.
Serão feitos reparos na parte hidráulica, elétrica, pintura, acessibilidade e telhado. A reforma tem prazo de um ano para ficar pronta. O investimento total é de R$ 40 milhões.
Diretores de escola e Associação de Pais e Mestres (APM) são os responsáveis que detalharão quais melhorias precisam ser feitas no ambiente escolar. Ao todo, 10 engenheiros trabalharão nas obras.
Estiveram presentes no evento a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Progressistas); secretário municipal de Educação, Lucas Bittencourt; deputado estadual, Lídio Lopes (Progressistas) e vereador Riverton (PSD).
De acordo com a chefe do executivo municipal, “Juntos pela Escola” é o maior projeto de revitalização da história da educação de Campo Grande.
“Todas as escolas serão revitalizadas dentro da sua necessidade. Porque tem escola que é hidráulica, outras é elétrica, outras é telhado, então não tinha como você fazer um projeto de revitalização. É centralizado, determinando que fosse feita a mesma obra em todas as escolas. Fizemos desta forma, para que seja atendido a demanda particular de cada comunidade escolar”, detalhou a prefeita.
Algumas escolas já foram reformadas em 2023, como:
- Olinda Oshimi (Jard. Presidente),
- Ceinf Néida Gordin (Moreninha III),
- E.M Consuleza Maksoud Trad (Estrela Dalva I),
- E.M. Darthesy Novaes Caminha (Chácara das Mansões)
- E.M. José Dorileo de Pina (Alves Pereira)
- EMEI Ayd Camargo (Dom Antônio Barbosa)
- EMEI Maria Edwiges de Albuquerque Borges (Buriti)
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 109 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda, monitor de aluno e etc).