Com cerca de 600 vagas, jovens podem procurar ajuda psicológica gratuita na Capital

A prefeitura de Campo Grande lançou, nesta semana, o Projeto “Quem Ama Cuida – Grupo Terapêutico e Psicoterapia”, que vai oferecer atendimento psicossocial gratuito direcionado a jovens acima de 15 anos e suas famílias.

O projeto foi lançado em meados de setembro, mês em também há a campanha do setembro amarelo, em alusão à importância do cuidado da saúde mental, fazendo parte das comemorações dos 124 anos de Campo Grande.

Conforme divulgado pela prefeitura, os atendimentos serão oferecidos a partir de 12 de setembro, com encontros semanais, em que serão trabalhadas habilidades como autoconfiança, autocontrole, autoestima, entre outros. 

Serão disponibilizadas, aproximadamente, 400 vagas para a terapia na sede da Sejuv e mais 210 vagas para os atendimentos nos bairros. Informações sobre os atendimentos podem ser encontradas pelo WhatsApp (67) 99131-4671.

O jovem vai passar por uma triagem psicossocial, onde será avaliada a necessidade e a demanda. 

O projeto também conta com parcerias de universidades, que disponibilizam acadêmicos de psicologia do último ano, que auxiliarão nos atendimentos.

Logo, o projeto tem como objetivo garantir acesso dos adolescentes, jovens e responsáveis ao atendimento especializado, seja ele individual ou por meio de grupos terapêuticos (psicoterapia em grupo). 

Para a psicóloga Débora Uchoa, que faz parte da equipe multidisciplinar, o programa é um marco para a juventude, pois vai garantir atendimento psicológico para as sete regiões da Capital. 

“Muitas vezes, o jovem não tem nem dinheiro para o transporte, por isso, além dos atendimentos na Secretaria Municipal da Juventude, vamos para os bairros, pois acreditamos que o jovem e sua família necessitam desse cuidado. O grupo terapêutico não trata só a causa, ele psicoeduca o jovem para lidar com seus conflitos”, explica.

Saúde mental 

O secretário municipal da Juventude, Maicon Nogueira, explica que não basta somente dar certificação aos jovens, é necessário cuidar integralmente. 

“As políticas públicas são feitas em cima de dados e esse é o nosso desafio. Quero agradecer a confiança no poder público e vamos nos empenhar para atender bem as pessoas que precisam desse acolhimento”, disse.

O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, João Rocha, salientou a importância desse trabalho conjunto em Campo Grande, por meio das parcerias e do trabalho.

“Estamos vivendo esse momento importante de mudança de paradigmas, e temos que cuidar com muito carinho das pessoas também, e principalmente da base, que são nossos jovens”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também