Com apoio de articulação no Congresso liderada por Nelsinho Trad, Japão poderá liberar R$ 1,2 bilhão em investimentos para o Brasil

Com apoio do senador Nelsinho Trad (PSD/MS), o Senado Federal aprovou, nesta semana, um importante empréstimo internacional entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no valor de R$ 1,2 bilhão. Os recursos serão destinados ao fortalecimento da saúde pública e ao apoio a pequenos empreendedores em todo o país — com impacto direto em Mato Grosso do Sul, que abriga uma das maiores comunidades nikkeis do Brasil.

A proposta, que tramitava no Congresso Nacional, precisava de aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no Plenário. O senador Nelsinho Trad foi procurado por representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e atuou ativamente nos bastidores para garantir apoio político e viabilizar a tramitação da matéria no Senado.

“Essa conquista mostra o valor de uma diplomacia construtiva e de laços históricos que unem Brasil e Japão. Como sul-mato-grossense e descendente da comunidade japonesa, tenho muito orgulho de fazer parte dessa articulação”, declarou o senador.

A presidente da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande, Maria Leny Adania, também celebrou o resultado.
“Agradecemos imensamente o empenho do senador Nelsinho Trad. Sua atuação firme em Brasília foi decisiva para tornar realidade essa importante cooperação internacional, que tanto honra a nossa comunidade e gera benefícios concretos para o povo sul-mato-grossense.”

Em mensagem enviada ao parlamentar, o Representante Sênior da JICA no Brasil, Issei Aoki, agradeceu ao suporte dado pelo parlamentar sul-mato-grossense: “Graças à dedicação e prontidão demonstradas, nosso projeto foi aprovado pelo Plenário do Senado, concluindo assim sua tramitação no Senado Federal. Com essa etapa concluída, o projeto será encaminhado à PGFN para análise jurídica do contrato e emissão do parecer final necessário para a assinatura. A JICA permanece à disposição.”

Essa aprovação reforça os laços diplomáticos e a colaboração entre os dois países, que compartilham uma longa história de amizade, cooperação e respeito mútuo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também