Com alta lucratividade, saúde privada se firma como aposta segura para investidores

Franquias de odontologia se destacam pela capacidade de expansão e geração de valor

Com o aumento da busca por qualidade de vida e o maior acesso à informação, o setor de saúde no Brasil tem se firmado como um dos destinos mais estratégicos para investimentos. A odontologia, assim como outras especialidades ambulatoriais, se destaca como um campo fértil para expansão. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os números de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos totalizaram 34.600.473 usuários, apenas no mês de março de 2025. No último ano somaram-se 2.028.072 de novos beneficiários. O mercado potencial, no entanto, é ainda maior, o que abre margem para crescimento orgânico através, por exemplo, do franchising que tem se destacado no segmento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que inclui as franquias odontológicas, registrou um crescimento de 16,5% em 2024, movimentando cerca de R$ 64,8 bilhões. 

Segundo Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical Scale Up no Ecossistema 300 Franchising, o setor de saúde privada, principalmente na odontologia, apresenta potencial de expansão no franchising. “O Brasil é considerado uma das principais referências globais no mercado odontológico, sendo um dos líderes na formação de dentistas e se destacando pelo cuidado com a saúde bucal, além de registrar um crescimento expressivo na demanda por procedimentos estéticos. Nesse cenário, as franquias odontológicas se destacam ao integrar três fatores estratégicos: o empreendedorismo, profissionais qualificados e o interesse crescente dos consumidores por soluções estéticas e funcionais. Como isso, muitos profissionais têm optado por iniciar suas trajetórias como franqueados, em vez de investir em consultórios próprios”, comenta. 

Atenta a esse espaço, a PróRir, rede de clínicas odontológicas, segue um formato estratégico para expansão, se tornando um investimento certeiro para quem busca atuar no setor. Além disso, a saúde privada demonstrou resiliência durante crises econômicas e apresenta baixo índice de inadimplência, o que traz segurança para investidores. “Com o propósito de democratizar o acesso a tratamentos odontológicos de excelência, nasceu a rede. Nosso crescimento tem sido estruturado, com um modelo de negócios escalável, eficiente e focado na experiência do paciente. Aliamos alta performance em gestão, tecnologia e um posicionamento de marca próximo das pessoas, o que torna a PróRir extremamente atrativa para quem deseja investir em saúde com impacto positivo e retorno consistente”, afirma João Piffer, CEO da rede.

Diante desse cenário promissor, a combinação entre demanda crescente, amadurecimento do setor e modelos de negócio cada vez mais sólidos reforça o potencial da odontologia como um dos pilares da saúde privada no Brasil. Redes como a PróRir se destacam não apenas pela proposta de democratização do acesso, mas também pela solidez de sua operação e atratividade para investidores. “Com um mercado em expansão, alto índice de resiliência e baixa inadimplência, investir em saúde, especialmente por meio de franquias bem estruturadas, se consolida como uma estratégia inteligente para quem busca segurança, impacto social e retorno sustentável no longo prazo”, finaliza Piffer.

Sobre a PróRir

Fundada em 2006, a rede de consultórios odontológicos carioca, atende com serviços de qualidade que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 20 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também