Câncer infantojuvenil: livro traz histórias sobre jornada pela cura em Mato Grosso do Sul

Quando a literatura encontra a solidariedade, a emoção transborda mesmo antes da leitura. Foi o que se pôde ver e sentir de perto na última semana, quando foi lançado o livro “Cetohi – 23 Anos Salvando Vidas!”, escrito por Therezinha de Alencar Selem, uma das fundadoras da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC-MS).

A obra ganhou sessão de autógrafos no dia 9 deste mês, e um segundo evento de lançamento nesta segunda-feira (16), e traz consigo uma narrativa emocionante sobre a jornada de mais de duas décadas dedicadas ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer em todo o estado.

História

Há 25 anos, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) cuida destas crianças em Campo Grande vindas de todo o estado e países vizinhos. Antes da criação da associação, não havia médicos para esta patologia, até que aqui chegou Dr. Marcelo dos Santos Souza, jovem ainda, especializado na área.

https://bbb2c83fb61068ae158e83bb0d3e26bc.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Na mesma época, Mirian Comparin Corrêa teve o diagnóstico de seu filho mais velho, de 15 anos, de um câncer e foi tratá-lo em São Paulo. Lá a equipe médica informou sobre a existência de Dr. Marcelo, que atuava na Capital e passou a ser o médico de se filho.  

Frente ao desespero de toda mãe que passa por isto, fez um compromisso espiritual de cuidar de crianças com câncer enquanto existir. E desta forma nasceu a AACC/MS.

Dois anos depois, em 2000, foi intalado o CETOHI – Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil, no 8º andar do Hospital Regional, que iniciou, com as dificuldades da época, a Salvar Vidas. Quando o centro foi inaugurado, o índice de cura para o câncer infantojuvenil em Mato Grosso do Sul era de apenas 10%. Atualmente, o número cresceu significativamente, atingindo a marca de 67%.

Ao longo desses 23 anos, o CETOHI tratou mais de 1.700 pacientes de 0 a 19 anos com câncer, além de mais de 1.500 com doenças hematológicas.

Além dos Médicos, o centro com uma equipe Multidisciplinar especializada, cada qual na sua função – psicologia, serviço social, fisioterapia, enfermagem, nutrição, brinquedista, escolarisação, com a participação de voluntários e suporte da AACC/MS – para que o tratamento alcance a criança como um todo, garantindo a humanização do tratamento e proteção à família.

Depoimentos

O livro “Cetohi – 23 Anos Salvando Vidas!” não é apenas um relato da história do centro de tratamento, mas também uma compilação de depoimentos de pessoas que trabalharam e foram beneficiadas pelo Cetohi ao longo dos anos. 

Essas histórias repletas de emoção destacam a importância do trabalho da associação e a profunda ligação que se forma entre os pacientes, suas famílias e a equipe multiprofissional.

“Se cada pessoa se sensibilizar e disser a um pai, a uma mãe, de uma criança com algum mal-estar físico ou emocional que não sabe o que pode ser, e informar que há um caminho em direção ao CETOHI, já é uma ação maravilhosa”, declarou Therezinha de Alencar Selem.

A autora do livro e uma das fundadoras da AACC/MS destacou a importância do diagnóstico precoce para o tratamento, que aumenta as chances de cura.

“[o CETOHI possui] médicos especializados e capazes para o diagnóstico que já definem: se não for câncer os pais voltam aliviados para casa e orientados qual especialidade procurar. E se for câncer, rapidamente as providências são tomadas, reduzindo as dores da criança e oferecendo a ela uma nova chance de vida”.

O atendimento no CETOHI é realizado pelo Sistema Único de Saúde, de forma gratuita.

“O tratamento é realizado pelo SUS e no caso de faltar algum remédio ou exames feitos em outras localidades, a AACC/MS resolve com a realização de eventos, bazares, participações de amigos”, acrescentou Therezinha.

Lançamento

O lançamento do livro ocorreu no auditório da AACC-MS, um espaço que se tornou um refúgio de esperança para tantas famílias. O evento foi fechado apenas para voluntários e convidados especiais, criando um ambiente intimista e emocional. Durante a cerimônia, Therezinha de Alencar Selem distribuiu exemplares do livro aos voluntários, permitindo que eles relembrassem juntos essa incrível trajetória de cura e solidariedade.

E-book

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre essa história inspiradora, o livro “Cetohi – 23 Anos Salvando Vidas!” já está disponível como e-book na Amazon e pelo Kindle Unlimited. Basta aces sar o link: http://acesse.one/CETOHI23anos. 

Esta obra é muito mais do que um livro, é um testemunho de como a dedicação, o amor e a solidariedade podem transformar vidas e comunidades inteiras. A AACC-MS, ao lado do Cetohi, continua na missão de salvar vidas e oferecer esperança a todas as crianças e famílias que enfrentam a batalha contra o câncer.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também