Em julho, a UFMS celebra 46 anos de Federal, com muitos motivos para se orgulhar de sua trajetória para o desenvolvimento da ciência e da educação de Mato Grosso do Sul. Para compartilhar a data com estudantes, professores, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados e a comunidade externa, a campanha Eu Respeito tem como tema A Universidade, com uma programação especial em todos os câmpus. Ao longo do mês, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor azul.
A programação do aniversário dos 46 anos teve início na segunda-feira, dia 30 de junho, às 17h, com a abertura do Memorial Glauce Rocha e da exposição Itinerâncias, que reúne o acervo de obras originais de artistas regionais no hall de entrada do Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. A partir de agosto, a mostra percorrerá os câmpus da UFMS.
Nesta terça-feira, dia 1º, às 17h30, será a vez do auditório Prof. Luis Felipe de Oliveira, localizado no setor 3 da Cidade Universitária, receber a mostra coletiva Jovens Artistas. No mesmo local, às 18h30, o diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Penha, e a estudante Nária Santos apresentam o espetáculo O Tempo e a Artista, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
As festividades continuam no dia 2, com a posse dos diretores da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e dos institutos de Química (Inqui), Física (Infi) e Matemática (Inma), além da entrega da revitalização da Casa da Ciência e Cultura. Às 17h e às 19h30, serão realizadas duas cerimônias de colação de grau simbólica para os egressos que se formaram durante a pandemia de Covid-19, como parte do programa Se Cuide, Te Amo: uma ação do coração da UFMS. A primeira solenidade reunirá profissionais formados pela Escola de Administração e Negócios e pelas faculdades de Educação, Ciências Humanas e Faalc. Já a segunda, será voltada para os egressos das faculdades de Computação, Direito, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Faeng e pelos institutos de Biociências, Integrado de Saúde, Infi, Inma e Inqui. A iniciativa também terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
Ainda até o dia 2, estudantes de outras instituições nacionais de ensino superior, portadores de visto de refugiado, visto humanitário ou visto de reunião familiar e portadores de diploma de graduação podem se candidatar às vagas ofertadas em cursos de graduação da UFMS. O edital completo com mais informações para inscrição pode ser acessado na página de Ingresso.
No dia 3 de julho, às 8h30, será realizada a cerimônia de entrega dos títulos honoríficos de Professor de Magistério Superior Emérito, de Técnico-Administrativo em Educação Emérito e de Ordem do Mérito de Egresso. A homenagem ocorrerá no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. Este ano, serão homenageados 83 servidores, que foram indicados por todas as unidades da Administração Central e Setorial, e 16 egressos. Durante o evento, também será feito o lançamento oficial da 15ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres, promovida de 23 a 29 de março de 2026 na UFMS.
Na sexta-feira, 4, haverá entrega de obras para a comunidade universitária. Às 17h, na edição de julho da Sexta na Concha, o multiartista e egresso do curso de Artes Visuais da Faalc Ossuna Braza apresenta músicas autorais ao som de harpa, em diálogo com versões de compositores brasileiros como Geraldo Roca, Geraldo Espíndola, Helena Meirelles e Milton Nascimento. Em seguida, será a vez da apresentação musical da cantora, compositora e vencedora como melhor intérprete do Festival Universitário da Canção de 2023, Luciana Fisher, ao lado do Jota Trio, composto por Junior Juba (piano), Juninho MPB (baixo acústico e voz) e Mateus Yule (bateria). Haverá ainda a participação do compositor e intérprete sul-mato-grossense Heider Oliveira.
Já no dia 5, quando a UFMS completa 46 anos de Federal, haverá uma edição comemorativa do Sábado no Parque da Ciência, aberta para toda a comunidade. Além dos monumentos, crianças e adultos poderão participar de atividades lúdicas na Esplanada do Morenão. Ainda em celebração ao aniversário, será realizado o lançamento do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos, com o tema Direitos Humanos.
Além das exposições e apresentações musicais, o mês terá exibições de obras audiovisuais para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. A iniciativa integra o projeto de extensão da Faalc Curta no Almoço, com sessões gratuitas nos dias 1º, 3, 8 e 10, sempre às 12h, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, localizado no Corredor Central da Cidade Universitária. A programação será divulgada neste perfil do Instagram.
A partir do dia 7, o Câmpus da UFMS de Paranaíba fará a divulgação do vídeo informativo Um olhar sobre a extensão na Universidade. Durante o mês de julho, também será realizada a divulgação do Projétil, jornal laboratório do curso de Jornalismo da Faalc, com duas edições: uma sobre “Identificação” e outra sobre o tema “Mulher”.
Até o dia 11, a comunidade poderá visitar a mostra Entre/Olhares: Poéticas Autorais, que integra a exposição Em Processo: Práxis e Pesquisa em Arte Visual, do professor da Faalc e um dos responsáveis pela galeria, Isaac Oliveira. A iniciativa está disponível na Galeria de Artes Visuais, localizada no piso térreo do bloco 8, na Cidade Universitária. Para saber mais, acesse o link.
No sábado, 12, a Universidade participa da ação Justiça e Cidadania Por Elas, promovida como parte da campanha #TodosPorElas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado das 8h às 17h, no Parque Jacques da Luz em Campo Grande, com o objetivo de promover a cidadania, fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o acesso a serviços essenciais, com foco em atividades educativas, de inclusão social e profissional.
Com o início das férias letivas, pais e responsáveis podem inscrever crianças de 6 a 12 anos na 8ª edição da Colônia de Férias, realizada de forma gratuita pelo Programa de Educação Tutorial Educação Física. Para participar, é necessário realizar a inscrição, presencialmente, dos dias 14 a 18 de julho, no térreo do bloco 8 da Cidade Universitária, com cópias do RG do responsável, pai ou mãe, e certidão de nascimento (ou RG) de seus filhos. A ação ocorre entre os dias 21 e 25, sempre à tarde, das 13h às 17h, nas quadras esportivas. Mais informações estão disponíveis aqui.
Com o encerramento do primeiro semestre letivo, o período de inverno 2025/1 terá início no dia 14.
No dia 17, encerra o prazo para a comunidade universitária enviar contribuições para melhoria contínua da UFMS, por meio da Avaliação Institucional 2025. O formulário pode ser preenchido de forma anônima e voluntária por estudantes de graduação, tanto presencial quanto a distância, de mestrado e doutorado, residências médica, uni e multiprofissional, de especializações e MBAs, além de servidores técnicos-administrativos e docentes, coordenadores e diretores de unidades. Para participar, é necessário acessar o Sistema de Avaliação Institucional, com login e senha do Passaporte UFMS.
Os estudantes de graduação e pós-graduação devem ainda ficar atentos para a data de renovação de matrícula, que será realizada nos dias 21 e 22. Na primeira etapa, é necessário realizar a renovação e selecionar as disciplinas a serem cursadas no segundo semestre. Já na segunda etapa, nos dias 28 e 29, será possível fazer ajustes.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!