Mato Grosso do Sul vive um período de grande estiagem e a tendência é que a situação se estenda por algumas semanas do próximo mês de agosto. E durante essa segunda-feira (31), último dia do mês de julho, o calor não dá nenhuma trégua e a promessa é de altas temperaturas, podendo chegar até os 34°C ao longo do dia.
A umidade relativa do ar também volta a ser uma preocupação. Com o clima seco e com as chuvas cada vez mais escassas nesse período, a meteorologia alerta para a possibilidade da umidade ficar abaixo dos 30% nesta segunda.
A recomendação é que se evite os principais horários de sol, que é no final da manhã e início da tarde, além de se hidratar corretamente.
Em Campo Grande, apesar do dia começar com o tempo fresquinho na casa dos 17°C, a temperatura máxima pode atingir os 29°C durante o início da tarde e prolongar até o início da noite. O céu fica azul e praticamente sem nuvens no decorrer desta segunda.
Situação semelhante a Coxim, onde a temperatura máxima deve ser de 33°C e a mínima de 18°C. O sol brilha forte na cidade da região norte, assim como em Camapuã, que pode registrar máxima de 32°C e mínima de 19°C.
Corumbá, Miranda e Aquidauana seguem na rotina de espelhar as temperaturas e as condições climáticas. Conhecida por ser a região pantaneira e a mais quente do estado, as cidades não fogem a regra e podem máxima de 33°C e a mínima variando entre 18°C e 20°C.
A região sul também promete ter calor com a máxima se aproximando dos 29°C ao longo desta segunda-feira nas principais cidades, como Maracaju, Bela Vista, Ponta Porã e até Naviraí, onde a mínima pode variar, chegando até 15°C.
E no bolsão, entre as cidades de Três Lagoas e Paranaíba, a temperatura máxima chega aos 30°C, mas a mínima fica baixa em relação aos últimos dias, amanhecendo na casa dos 15°C.