Calor de um lado, chuva e frio do outro: Sudeste do Brasil terá intenso contraste nos próximos dias; veja previsão

O avanço da frente fria provoca chuva e frio no leste do Sudeste. Nas outras áreas da região as temperaturas ficam elevadas e a umidade relativa do ar diminui.

Durante os próximos dias veremos um grande contraste sobre a Região Sudeste do Brasil. O avanço de uma frente fria sobre a costa do país aumenta o índice de umidade do ar e deixa o tempo instável sobre o leste dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro com potencial para provocar chuvas.

Nas regiões mais afastadas do litoral, a grande amplitude térmica pode trazer problemas à saúde dos moradores. Uma vez que as mínimas previstas ficam próximas aos 14°C e as máximas beiram os 30°C.

Além disso, com o deslocamento da frente fria, a presença de uma massa de ar polar faz com que as temperaturas diminuam, inclusive nas capitais São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Por outro lado, nos municípios mais afastados do litoral do Sudeste, as temperaturas ficam elevadas e há previsão de baixa umidade relativa do ar.

Confira a previsão do tempo dos próximos dias para o Sudeste do Brasil.

Tempo fechado, chuva e frio no leste de SP e RJ

Os próximos dias serão marcados pela presença de muita nebulosidade com previsão de chuvas e frio no leste de São PauloRio de Janeiro que também alcança o Espírito Santo. Os estados são influenciados pela presença de uma frente fria na costa do Brasil, o que aumenta a presença de umidade na região e promove a formação de instabilidades.

As chuvas ocorrem já na tarde desta terça-feira (1) em áreas do leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e áreas próximas à capital carioca. No entanto, os volumes não serão elevados e não devem causar transtornos na data de hoje (1). A chuva será um pouco mais intensa durante a manhã de quarta-feira (2), pancadas fortes são previstas para o litoral do Rio de Janeiro e algumas áreas da serra do estado carioca.

Durante toda a quarta-feira (2) há previsão de chuva que se estende desde Itanhaém/SP a Cabo Frio/RJ. As chuvas ocorrem de forma intermitente, ou seja, ocorrem de forma não contínua. O mesmo vai ocorrer na sequência dos dias, quinta (3) e sexta-feira (4). Até o início do final de semana o acumulado previsto supera os 40 mm no leste do Rio de Janeiro e norte paulista.

Temperatura mínima prevista para a região Sudeste na manhã de quinta-feira (3).
Temperatura mínima prevista para a região Sudeste na manhã de quinta-feira (3).

Além das chuvas recorrentes e da alta umidade relativa do ar nos próximos dias, as temperaturas vão ficar amenas nestas áreas. A frente fria vai proporcionar o avanço de uma parcela da massa de ar polar sobre o sul e litoral, paulista e carioca, algumas partes do sul e leste de Minas Gerais, contudo o frio não será da mesma intensidade registrada na última semana, mas as temperaturas ficam próximas e até inferiores a 10°C.

A capital São Paulo/SP tem mínima prevista variando entre 11°C e 12°C, enquanto que a máxima não fica superior aos 18°C. O Rio de Janeiro/RJ também fica com temperaturas mais baixas, na cidade carioca, os termômetros vão variar entre 17°C e 21°C nos próximos dias.

Altas temperaturas e baixa umidade do ar no restante do Sudeste

Em cidades do noroeste paulista e Triângulo Mineiro os dias começam com temperaturas mínimas agradáveis, entre 14°C e 16°C e em alguns pontos do Alto Parnaíba chegam aos 13°C. As temperaturas entre 15°C e 18°C prevalecem sobre o norte do estado mineiro.

Temperatura máxima prevista para a Região Sudeste na tarde de quinta-feira (3).
Temperatura máxima prevista para a Região Sudeste na tarde de quinta-feira (3).

Com a aproximação do período da tarde a temperatura tende a subir, devido a presença do sol, uma vez que o tempo se encontra firme e sem a presença de nebulosidades. As temperaturas vão variar entre 26°C e 30°C no oeste e noroeste da Região Sudeste.

A umidade relativa do ar atinge valores preocupantes em grandes cidades mineiras como Uberlândia/MG e Uberaba/MG, durante a tarde o menor índice de umidade prevista para os municípios varia entre 30% e 35% às 15h, bem como em todo o Triângulo Mineiro.

Em alguns pontos isolados o índice fica abaixo dos 30%, contudo, a situação é ainda mais complicada no noroeste e norte do estado mineiro onde a umidade relativa do ar chega a apenas 24% em Jaíba/MG e cidades próximas a Bahia.

Umidade relativa do ar prevista para a tarde desta quarta-feira (2).
Umidade relativa do ar prevista para a tarde desta quarta-feira (2), apresenta pontos com índice abaixo de 30%.

Além da baixa umidade relativa do ar prevista para a região, a grande amplitude térmica também provoca problemas à população. O fato das temperaturas máximas alcançarem os 30°C após o amanhecer onde as mínimas ficam próximas de 13°C, já é prejudicial ao funcionamento do organismo. E isto ainda é agravado pela baixa umidade relativa do ar que quando muito baixo afeta as vias respiratórias.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também