Segundo o BC, foram expostas 644 informações cadastrais, como nome e CPF
Um total de 644 chaves Pix, de clientes da Caixa Econômica Federal, tiveram os dados vazados, conforme o Banco Central (BC). O vazamento de dados ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro. O incidente foi confirmado, nesta sexta-feira (8/11), pelo BC, que destacou ser o 16º caso de exposição de informações de chaves Pix desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020.
De acordo com o Banco, as informações expostas incluem nome do usuário, CPF, instituição bancária, número da agência, tipo de conta, data de abertura e de criação da chave Pix, além da data em que o usuário passou a ser proprietário da chave. Vale destacar que, embora as informações pessoais tenham sido expostas, dados bancários sensíveis, como saldos, senhas ou extratos, não foram comprometidos.
A exposição dos dados foi causada por falhas pontuais nos sistemas da Caixa Econômica Federal e não afetou transações financeiras dos clientes. A instituição explicou que a situação foi corrigida rapidamente e que as medidas de segurança já estão sendo reforçadas para evitar novos incidentes. A Caixa Econômica também informou que notificará diretamente os clientes afetados pelo incidente por meio do internet banking ou do aplicativo oficial, alertando sobre o vazamento e sobre as ações necessárias para proteger seus dados.
Apesar do baixo impacto para os clientes em termos financeiros, o BC tomou a decisão de tornar o incidente público como parte de seu compromisso com a transparência e a proteção dos dados dos usuários. A autarquia também ressaltou que, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os cidadãos podem acompanhar os incidentes de segurança relacionados às chaves Pix, por meio de uma página oficial do BC.
Em resposta ao vazamento, a Caixa afirmou que o incidente não comprometeu informações bancárias sigilosas e reforçou seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados de seus clientes. A instituição também se compromete a aprimorar continuamente os critérios de segurança de seus produtos e serviços.
Este episódio reforça a importância da proteção de dados pessoais em sistemas bancários e alerta para os riscos envolvidos em possíveis vazamentos de dados que, embora não afetem diretamente a movimentação de recursos, ainda representam uma ameaça à privacidade dos clientes.