Mobilização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes visa incentivar denúncias para proteger vítimas
A campanha “Faça Bonito” de 2025, promovida pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Batayporã (Comcex Bata), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e demais parceiros, foi marcada por um ato simbólico realizado nesta quinta-feira (16) no entorno da Lagoa do Sapo.
Com faixas, balões e materiais informativos nas cores da campanha – laranja, amarelo e roxo, a mobilização buscou reforçar a conscientização da população sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O ato reuniu servidores da Rede Socioassistencial, a Polícia Militar, parceiros da iniciativa e representantes do Poder Executivo em uma caminhada na Avenida Antonia Spinosa Mustafá, com parada em frente ao letreiro “Eu Amo Batayporã”.
A secretária municipal de Assistência Social, Thayse Cardoso de Melo Roz, destacou o papel da ação como um alerta coletivo. “Mesmo em uma ação pontual, conseguimos trazer a mensagem da campanha com força: proteger crianças e adolescentes é um dever de todos. O ato na lagoa simboliza nosso compromisso em manter esse tema em evidência e incentivar as denúncias. Precisamos acolher e proteger os mais vulneráveis, precisamos ser as vozes de quem não consegue pedir ajuda”, afirmou.
A campanha “Faça Bonito” é desenvolvida anualmente em todo o país em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Batayporã, a mobilização é conduzida pela Comcex Bata, vinculada ao CMDCA, e inclui uma série de atividades educativas em serviços estratégicos e junto à população em geral.
A população pode denunciar casos de violação de direitos de forma anônima por meio dos seguintes canais:
Disque 100
Polícia Militar: 190