Nos últimos meses, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), adotou uma nova postura de administrar o município e a mudança para melhor da forma de gerir a Capital já está lhe ajudando a conquistar mais espaço político junto ao Governo do Estado, à bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal, mantendo uma boa interlocução com todos.
Um bom exemplo disso é que a prefeita cumpriu agenda em Brasília (DF) na última terça-feira (17), onde visitou integrantes da bancada federal em busca de recursos para viabilização de obras de infraestrutura, drenagem e pavimentação de diversas regiões do município.
Além disso, a chefe do Executivo municipal de Campo Grande tratou de parcerias para aquisição de equipamentos para unidades de saúde e ambulâncias quatro e duas rodas – motolâncias -, além de colocar em pauta a Educação.
“Hoje nossas agendas foram em Brasília. Um dia de muito trabalho. Visitamos a bancada federal, apresentamos projetos de Campo Grande para a implementação de ações que vão mudar a vida das pessoas que moram em nossa cidade. Viemos em busca de recursos na área da Educação, Saúde e Infraestrutura. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a nossa população da Capital”, destacou Adriane Lopes.
Com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento, a prefeita solicitou aos deputados federais o apoio para aquisição de equipamentos para unidades de Saúde da Capital, em especial para o Centro de Referência da Mulher Atendimento Materno-Infantil, inaugurado em setembro. Outras pautas também foram apresentadas, como por exemplo, a construção de praças e expansão da malha cicloviária do município.
Na oportunidade, a chefe do Executivo municipal destacou as potencialidades da capital de Mato Grosso do Sul, que deu um salto no avanço da inovação com a inauguração do Parque Tecnológico (ParkTec CG) e das novas oportunidades comerciais que surgem a partir das Rotas de Integração-Latino-americanas (Rilas) e da Rota Bioceânica.
“A oferta de serviços está na Capital, então conseguimos, através de estudos, evidenciar a importância de Campo Grande para as Rilas. Recebemos diversas delegações de países da Europa, da América Latina e outras localidades, que já demonstram interesses comerciais na nossa cidade e no Mato Grosso do Sul, onde já estabelecemos contatos. Na Capital, após a abertura do escritório internacional da Prefeitura, o Chile também inaugurou recentemente, no mesmo prédio, um espaço de negócios e tratativas. Tudo isso já transforma a Capital de Mato Grosso do Sul e acreditamos que tudo isso vai impactar a região Central do Brasil”, ponderou Adriane Lopes.
Vila dos Idosos
Já na quarta-feira (18), a prefeita vistoriou a obra de construção da Vila dos Idosos, um empreendimento que é o primeiro de Campo Grande erguido com a finalidade de locação social e que vai assistir 40 idosos. Localizada no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua Anhanduí, próximo ao Horto Florestal, a Vila dos Idosos está em vias de se tornar um marco na habitação para a terceira idade.
Com a finalidade de proporcionar um ambiente acolhedor e funcional, o complexo habitacional se destaca por sua abordagem inovadora no cuidado e bem-estar dos idosos. “Desde que assumimos a gestão, o enfrentamento é diário e a nossa missão é buscar soluções e executar projetos inovadores que transformam a vida das pessoas, como esse da Vila dos Idosos. Temos rompido as barreiras, vencendo os desafios e trabalhado com muito compromisso e responsabilidade por todos os campo-grandenses, em especial, neste caso, com aqueles que fizeram e fazem pela nossa cidade que são a nossa população da terceira idade”, disse Adriane Lopes.
A Vila será composta por quatro blocos. No bloco um, a primeira parte já está com a superestrutura finalizada, iniciando a execução das paredes, e a segunda parte (que fica de frente para a Avenida Fernando Corrêa da Costa) está iniciando a superestrutura de quatro lajes. O bloco dois está em fase de acabamento de revestimentos externo e interno. A parte hidráulica, de água e esgoto está finalizada. Também foram iniciadas a impermeabilização do terraço, onde ficará a área de vivência da melhor idade, e a parte elétrica, de fiação. No Bloco 4, que fica de frente para a Rua Anhanduí, onde vão funcionar as lojas, já foi dado início à superestrutura com previsão de conclusão até o mês de dezembro.
Projetado com acessibilidade em mente, o condomínio contará com corredores espaçosos, proporcionando iluminação e ventilação natural, salas de apoio, escadas de emergência e elevadores para todos os andares. Além disso, as áreas comuns, como a sala multiuso, a capela e os espaços de convivência, estão planejadas para promover a interação e o engajamento social entre os moradores. Os apartamentos de 33,70m² disporão de sala integrada à cozinha, área de serviço e quarto com banheiro dentro das normas de acessibilidade.
Para garantir a viabilidade financeira e a manutenção contínua do complexo, a Vila dos Idosos estabeleceu parcerias estratégicas para o uso de 10 salões comerciais com 39,40m² cada, localizados no térreo, uma iniciativa que também visa a integração com a comunidade circundante. O compromisso com a inclusão social é reforçado pela implementação de um sistema de locação subsidiada, destinado a atender especificamente pessoas idosas de baixa renda, promovendo assim a acessibilidade econômica para os residentes.