Senador Nelsinho Trad recebe homenagem da Fiocruz pelo apoio na criação da unidade da Fundação no Estado

Ao participar da inauguração da sede da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na manhã desta
segunda-feira (22), o senador Nelsinho Trad foi homenageado pelo apoio à criação da unidade
em Mato Grosso do Sul desde a época em que era prefeito de Campo Grande. O novo centro
de pesquisa da Fiocruz foi instalado na estrutura antes ocupada pelo Centro Tecnológico do
Couro, na Embrapa em Campo Grande.
A construção da sede da Fiocruz em Mato Grosso do Sul recebeu R$ 65 milhões em
investimentos, sendo R$ 50 milhões em recursos próprios e R$ 15 milhões em emenda da
bancada federal do Estado. “O senador Nelsinho Trad fez parte do grupo de lideranças
políticas que trabalharam para trazer a Fiocruz para Mato Grosso do Sul. Ele tem sido parceiro
ao longo de todos esses anos, destinou recursos importantes, inclusive parte dos
equipamentos que compõe essa nova estrutura é fruto dessa parceria com o senador Nelsinho
Trad”, afirmou a diretora da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, Jislaine Fátima Guilhermino,
durante o evento de inauguração.
Para os pesquisadores que prestigiaram o evento na sede regional da Fundação Oswaldo Cruz,
o ato representa um grande apoio. “Agora todos os pesquisadores ficarão centralizados,
trabalhando juntos cada um na sua expertise, e pra gente isso é um grande avanço, é a melhor
coisa que veio. O Nelsinho Trad entendeu isso, da importância da pesquisa, o que significa
desenvolver pesquisa no Estado”, comentou a pesquisadora e coordenadora de Pesquisa da
Friocruz MS, Zoraida Fernandez Grillo.
Ao discursar durante a solenidade de entrega do novo complexo da Fiocruz MS, o senador
Nelsinho Trad enfatizou a união da bancada federal na busca de recursos para atender as
demandas do Estado, independentemente de partidos. “A nossa bancada é, no Brasil, a que
mais traz recursos para infraestrutura e saúde de Mato Grosso”, disse o senador, ao comentar
sobre matéria divulgada pela imprensa nacional.
Ao falar sobre a Fiocruz regional, Nelsinho Trad assinalou: “A Fiocruz hoje é referência no
nosso Estado. É um projeto que a gente sempre está indo no Ministério para pedir recursos e
estou muito feliz por estar contribuindo. A gente atuou nos dois governos, tanto no governo
Bolsonaro como do Lula, mesmo tendo essa polarização, ninguém abandona esse projeto,
tamanha a sua relevância”.
O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, falou da importância de se investir em pesquisa na
área da saúde. “Esse centro nasce com essa vocação inovadora, de fazer uma agenda de
pesquisa voltada para problemas com referência à saúde pública de Mato Grosso do Sul, mas
também do Brasil. A saúde pública brasileira enfrenta grandes desafios, sejam eles pela
transição demográfica, estamos vivendo mais, seja pelas mudanças climáticas, ou seja,
desafios adicionais àqueles que já são colocados pelo nosso quadro epidemiológico e doenças
infecciosas”, pontuou.
Moreira explicou que a interlocução com o senador Nelsinho Trad tem sido fundamental para
a Fiocruz, não só na área de saúde pública, mas também interinstitucional. “O senador
acompanha a Fiocruz há muitos anos por conta do nosso projeto aqui, e mesmo agora, na
Comissão de Relações Exteriores, pois a Fiocruz também está se internacionalizando e o
senador vem acompanhando, então foi fundamental o seu apoio, a compreensão da
importância da Fiocruz em Mato Grosso do Sul”.

Também foram homenageados pela Fiocruz os ex-governadores André Puccinelli e Reinaldo
Azambuja, o governador Eduardo Riedel (foi representado pelo secretário estadual de Saúde,
Maurício Simões Corrêa), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o deputado federal Geraldo
Resende, a deputada estadual Gleice Jane e o vereador André Salineiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também