Frente Parlamentar liderada pelo Deputado Estadual Professor Rinaldo Modesto celebra a Semana Estadual e o Ano Internacional do Cooperativismo

Em celebração à Semana Estadual do Cooperativismo e ao reconhecimento internacional do movimento, parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se reuniram, na manhã desta terça-feira (2), com representantes do setor para destacar os avanços e a importância do cooperativismo para o crescimento econômico e social do Estado. O encontro foi realizado na sala da Presidência da Casa e contou com a presença de deputados estaduais, integrantes da diretoria do Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul) e do secretário estadual de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da ALEMS, é autor da Lei Estadual nº 6.196/2024, que institui a Semana Estadual do Cooperativismo na primeira semana de julho.

“Quando unimos pessoas em torno de um objetivo comum, todos saem ganhando. É uma alegria saber que o cooperativismo cresce a cada dia em Mato Grosso do Sul. São quase 600 mil cooperados em 138 cooperativas, que geram cerca de 15 mil empregos diretos. Celebrar esta semana, instituída por uma lei de minha autoria, e ainda ser homenageado pela OCB, é uma alegria em dobro”, afirmou o parlamentar.

Professor Rinaldo também destacou a força do cooperativismo em âmbito nacional: são aproximadamente 4.500 cooperativas espalhadas por 1.398 municípios brasileiros, com 23,5 milhões de cooperados — o que representa mais de 10% da população do país — e cerca de 550 mil empregos gerados.

“A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Esse reconhecimento reforça a relevância desse modelo de negócio para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. O cooperativismo representa o presente e o futuro do nosso país: promove inclusão, distribui renda e gera oportunidades, especialmente para os pequenos. Reafirmo meu compromisso com esse setor e com o fortalecimento do diálogo com o poder público, sempre com foco no progresso e na justiça social”, pontuou.

Segundo o Sistema OCB, o cooperativismo é um modelo de negócio em que pessoas se unem para alcançar melhores condições, preços justos e oportunidades, beneficiando não apenas os cooperados, mas toda a sociedade. Ele promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento, com geração de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde está presente.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também