A Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), em parceria com o Senac MS, abriu inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional em várias cidades de Mato Grosso do Sul. A ação faz parte do Programa MS Qualifica, desenvolvido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Funtrab, cursos com direito a certificado e visa atender beneficiários do Programa Mais Social, promovendo qualificação profissional e geração de renda.
O MS Qualifica é uma iniciativa do Governo do Estado do MS em parceria com o Senac MS que visa oferecer mais do que a capacitação profissional; é uma jornada rumo ao crescimento pessoal e profissional. Projetado para atender diversas demandas, o programa capacitou mais de 13 mil pessoas em todo o Estado com cursos gratuitos, focando especialmente em quem está fora do mercado de trabalho e jovens em busca de novas perspectivas.
Na última semana, foi realizado o curso “Faça e Venda: Bolos de Pote”, ministrado pelo Senac MS, na unidade da Rua 7 de setembro, 828, em Ponta Porã. Com alta procura de 112 inscritos, as vagas foram limitadas por turma.

Programa Mais Social
O Mais Social é um programa executado e monitorado pela Superintendência do Programa Mais Social, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). É um auxílio financeiro pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, viabilizando o acesso à alimentação básica adequada.
Diante da situação de vulnerabilidade social enfrentada por grande parte desses beneficiários, a oferta do curso contribui para sua emancipação econômica, fortalecimento da cidadania e inserção no mundo do trabalho. A iniciativa também reforça a articulação entre assistência social, educação e desenvolvimento econômico, promovendo inclusão e redução das desigualdades sociais no território.
“A qualificação profissional é uma das chaves para se destacar em processos seletivos e conseguir uma vaga melhor no mercado. Além de aumentar as chances de emprego, o conhecimento técnico abre caminhos para empreender ou até trocar de área”, destaca Rony Oliveira, diretor de Qualificação Profissional da Funtrab.
Já a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, ressaltou a importância do conhecimento. “O programa de qualificação profissional destinado aos beneficiários do Mais Social vem para apoiar o empreendedorismo e a geração de renda, dando oportunidade para que essas pessoas adquiram conhecimento e desenvolvam os seus negócios”.