O “Clube de Leitura Pássaro-Poesia” realiza neste sábado, dia 28 de junho, às 10h, na Hámor Livraria, em Campo Grande, mais um encontro aberto a quem deseja mergulhar no universo da poesia, com o livro “Sal de fruta”, da poetisa e tradutora carioca Bruna Beber, por meio de um bate papo descontraído, sem a necessidade da leitura integral da obra para participar.
O escritor Henrique Pimenta e a jornalista Camila Mortari criaram no início de 2025 um clube de leitura devotado a quem ama a poesia. A ideia básica, sem academicismos, é proporcionar um espaço e um tempo para que amantes do texto poético possam ler e bater um papo sobre as suas impressões de leitura.
Houve, até agora, três encontros, com conversas acerca de Manoel de Barros (Livro sobre nada), Hilda Hilst (Júbilo, memória, noviciado da paixão) e Diana Pilatti (Palavras diáfanas). O próximo encontro será neste sábado, às 10h, na Hámor Livraria, com a obra “Sal de fruta”, de Bruna Beber.
“O que se pretende com o nosso clube de leitura, exclusivo para a poesia, é proporcionar o gosto por esse gênero textual nas leitoras e nos leitores iniciantes e aguçá-lo em quem já tem experiência no gênero. Outra pretensão da curadoria é divulgar as obras tanto de poetas com seus nomes já inscritos no cânone quanto de poetas em ascensão, digamos assim.” – afirma Pimenta.
A jornalista Camila Mortari, idealizadora do clube, explica: “Eu sempre fui e continuo sendo uma leitora voraz de poesia e, portanto, nada mais natural do que promover a reunião com outras leitoras e outros leitores, a fim de compartilhar as nossas experiências, as nossas sensações, sobre os livros que lemos. Existe, eu sei, uma mística de que escrever e de que ler poesia seja um ato solitário; bem, pode até ser, mas a gente pode também chamar a galera que lê os mesmos livros e bater um papo, tomando um café, descompromissadamente.”
Então, fica o convite do “Clube de Leitura Pássaro-Poesia” para esse café e esse papo literário. Mais um detalhe: o livro da vez é da poetisa e tradutora carioca Bruna Beber, com o seu mais recente trabalho, denominado “Sal de fruta”, um conjunto de poemas em prosa.
Pimenta e Mortari ainda avisam que não existe obrigatoriedade na leitura completa do livro escolhido, que todas as pessoas com gosto de ler poesia são convidadas a entrar no clube e conhecer o seu sistema, algo como “uma anarquia bastante organizada”, coisa de “profissionais do amadorismo”.
SERVIÇO
EVENTO: Encontro do “Clube de Leitura Pássaro-Poesia”.
LIVRO: “Sal de fruta”, de Bruna Beber.
ONDE: Hámor Livraria – rua Amazonas, 1.080.
DATA: Sábado, 28 de julho, às 10h.