Quando é o momento de reestruturar o seu negócio? Cinco sinais que é hora de mudar a rota

Fazer um plano de reestruturação empresarial pode salvar a empresa de uma eventual falência

Em um ambiente econômico cada vez mais dinâmico e competitivo, quando o negócio passa a não dar o retorno esperado, é preciso analisar e entender se é chegada a hora de fazer uma reestruturação. Essa transição, embora não seja simples, pode significar a diferença entre a estagnação e um novo ciclo de crescimento.

Essa mudança pode envolver desde ajustes operacionais e financeiros até alterações no modelo de negócio, fusões, cortes ou reposicionamento de marca. De acordo com o Sebrae, quase 50% das novas empresas fecharam nos últimos cinco anos. A falta de um plano de negócios sólido e de um plano de contingência estão entre as principais razões. 

Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, criou a microfranquia de limpeza a seco de veículos em 2015 e chegou a ter 50 unidades. Em 2019, diante da saturação do mercado e de um diagnóstico de saúde, decidiu recomprar todas as franquias e reformular o negócio.  Durante essa pausa, ele revisou estratégias e ajustou o modelo de maneira mais eficiente. Após esse período, relançou a marca com e, no ano passado, retomou o processo de franquias.

“A decisão de voltar com a marca como franquia é um caminho estratégico e importante, permitindo que agora ela possa expandir de forma sustentável, através da oferta de serviços e das vendas dos produtos online. Estamos empolgados em dar aos nossos futuros franqueados a chance de crescer com uma marca consolidada, trazendo nosso modelo de negócios testado e aprovado. Além disso, o nosso grande diferencial continua sendo o uso de produtos sustentáveis, que contribuem para a proteção do meio ambiente e da expansão do segmento”, disse Marco Lisboa.

Para ajudar outros empreendedores, o CEO pontuou cinco sinais claros de que pode ser hora de revisar a rota da empresa:

  • Faturamento em queda constante

Não se trata de uma oscilação pontual, mas de uma tendência de queda no faturamento ao longo dos trimestres. 

  •  Desorganização financeira

O acúmulo de dívidas, falta de controle sobre o fluxo de caixa e dificuldade em manter obrigações fiscais e trabalhistas em dia, indicam falhas na gestão financeira. Uma auditoria interna pode ajudar a identificar gargalos e definir se é necessário mudar processos, renegociar contratos ou até reduzir operações.

  •  Perda de competitividade

Se a empresa começa a perder espaço para concorrentes mais inovadores, com produtos mais atualizados ou serviços mais eficientes, é hora de revisar a proposta de valor. Isso pode incluir modernização tecnológica, reposicionamento de marca ou reformulação do portfólio.

  • Comportamento do consumidor

Clientes que antes eram fiéis agora estão migrando para outras marcas, mudanças nos hábitos de consumo, nas prioridades e nas formas de interação com o mercado devem ser monitoradas de perto.

  • Falta de propósito ou direção estratégica

Quando o próprio gestor ou sócios não conseguem enxergar um caminho claro para os próximos anos, é sinal de que o negócio precisa de um novo planejamento estratégico. Isso não significa desistir, mas reavaliar missão, visão e objetivos à luz do cenário atual.

Como reestruturar com inteligência?

A reestruturação deve ser feita de forma planejada, com base em diagnóstico, dados e metas realistas. Isso pode envolver:

  • Contratar consultorias especializadas;
  • Ouvir a equipe e os clientes;
  • Criar planos de ação com prazos definidos;
  • Estabelecer indicadores de desempenho;
  • Estar aberto a cortar o que não funciona 

Em muitos casos, reestruturar não é sinônimo de encolher, mas sim de se preparar para crescer melhor.

Sobre a KoalaCar

Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A marca foi reformulada e planeja chegar em 100 unidades em 2025.

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