Com 80 projetos selecionados em Mato Grosso do Sul, iniciativas aceleram negócios inovadores ligados à bioeconomia nos biomas Cerrado e Pantanal
Foi divulgado na última sexta-feira (9), o resultado preliminar dos editais Inova Cerrado e Inova Pantanal, com a seleção de 80 projetos inovadores em Mato Grosso do Sul, sendo 40 em cada programa. As listas completas com os selecionados podem ser acessadas em: https://bit.ly/resultadocerradotr (Inova Cerrado) e https://bit.ly/resultadopantr (Inova Pantanal).
A iniciativa é promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Os editais têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável dos biomas Cerrado e Pantanal, valorizando o uso responsável dos recursos naturais e estimulando o empreendedorismo inovador.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Lais Maluf, Mato Grosso do Sul foi o estado com maior número de inscritos: 144 propostas no Inova Cerrado e 149 no Inova Pantanal. “A temática da bioeconomia ainda é recente para muitos empreendedores, então ficamos satisfeitos com o engajamento. Aqui no estado, trabalhamos simultaneamente com os dois biomas, Cerrado e Pantanal, o que amplia nossa meta de atendimento e também nosso desafio”, avalia.
Entre os selecionados estão Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que atuam em setores como Agricultura e Pecuária, Alimentos e Bebidas, Bioenergia, Cosméticos, Ecoturismo, Moda e Design, Tecnologia da Informação, entre outros. Todos os projetos contemplam ações voltadas à conservação ambiental ou ao uso sustentável da biodiversidade local.
Além da bolsa de estímulo à inovação no valor de R$ 6,5 mil mensais por seis meses, os empreendedores selecionados terão acesso a capacitações, mentorias e conexões com o mercado, ampliando o potencial de crescimento e impacto dos negócios.
Os candidatos não selecionados nesta etapa podem interpor recurso até 12 de maio. Após esse prazo, será divulgado o resultado final com os projetos aprovados para a fase de aceleração.
Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pela Central de Relacionamento Sebrae/MS, no telefone 0800 570 0800.