A falta de um espaço adequado e muitas vezes de tempo para levar e buscar o carro em um lava-jato, acaba sendo um dos principais motivos de ficar dirigindo com ele sujo pelas ruas. Uma solução que surgiu nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais adeptos é a lavagem a seco, que ao contrário da tradicional, é uma solução prática e sustentável.
Marco Lisboa é CEO e fundador da KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. Ele listou seis vantagens para quem quer cuidar do carro e otimizar tempo:
Economia de águaO baixo consumo de água é um dos principais atrativos, já que uma lavagem convencional pode gastar até 300 litros por carro, a versão a seco utiliza apenas os produtos para fazer a higienização.
“Para quem tem o hábito de lavar o carro semanalmente ou a cada 15 dias, essa é uma economia significativa em tempos de escassez hídrica. A lavagem a seco pode ser uma ótima alternativa para manter o automóvel sempre limpo e sem desperdício”, diz o CEO da KoalaCar.
Otimização de tempo
Invés de levar o carro até o lava-jato, é possível agendar o serviço no local que você estiver, seja em casa, garagens residenciais ou no trabalho, por exemplo. Para quem tem uma agenda apertada, essa é uma alternativa prática.
Proteção para a pinturaA lavagem a seco contém ceras e agentes que formam uma camada protetora sobre a pintura. Isso ajuda a preservar o brilho e a proteger a lataria contra poeira, poluição e raios solares. Fora que, existem produtos específicos para o vidro e para a parte interna do veículo.
Sustentabilidade ambientalAlém da economia de água, os produtos utilizados nesse serviço são biodegradáveis e menos agressivos ao meio ambiente.
Agilidade no processoPor dispensar a etapa de enxágue, a lavagem a seco costuma ser mais rápida que a tradicional. Em poucos minutos, o carro pode estar limpo.
Custo-benefícioCom ótimo custo-benefício, a proteção extra prolonga o tempo entre uma limpeza e outra, e a redução no desgaste da pintura pode evitar gastos com polimento no futuro, por exemplo.
“Essa é uma alternativa prática, eficiente, sustentável e ideal para os motoristas da atualidade, que costumam ter uma agenda mais apertada e não tem como ficar horas esperando o carro ficar pronto”, disse Marco Lisboa.
Sobre a KoalaCar
Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A marca foi reformulada, voltou a ser franqueada e planeja faturar R$ 15 milhões em 2025.