INCLUSIVA E COBRA RESULTADOS
Na última segunda-feira (26), a Comissão de Educação e Desporto da Câmara
Municipal de Campo Grande promoveu audiência pública para dialogar e
encontrar soluções efetivas para o cenário da educação inclusiva no município.
A audiência, presidida pelo vereador Professor Juari, contou com a
participação de pais, professores, gestores públicos e diversos membros de
entidades da sociedade civil organizada; proporcionando um espaço vital para
expor as dificuldades enfrentadas por aqueles que dependem dos serviços
públicos municipais.
Professor Juari, proponente da audiência, destacou a urgência de ações
imediatas, enfatizando a necessidade de soluções práticas, um cronograma
efetivo e um planejamento claro. “Não queremos apenas promessas, mas
resultados tangíveis. As mães exigem respeito, e nós, enquanto
representantes, temos o dever de garantir que suas demandas sejam
prontamente atendidas”, afirmou Juari.
Durante a audiência, mães e professoras compartilharam suas experiências,
enfatizando a importância de combater o capacitismo em um mundo diverso e
inclusivo. Alertaram ainda para o fato de que, mesmo no início do ano, as salas
de aula já estão lotadas, demandando uma ação urgente.
Ao final do evento, foram estabelecidas deliberações em consenso com os
cidadãos participantes. Entre elas:
Planejamento e Cronograma: Foi reforçada a necessidade de apresentar um
planejamento claro e estabelecer um cronograma eficiente para a resolução
das demandas apresentadas.
Ampliação das Salas de Atendimento Psicopedagógico: Reconhecendo a
importância desses espaços, ficou definido o compromisso de ampliar e
implementar as salas de atendimento psicopedagógico como ferramenta
essencial para a educação inclusiva.
Demanda por Laudos e Concurso Público: Serão solicitadas à pasta da
Saúde informações sobre a demanda por laudos dos estudantes, e à
Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), informações sobre o concurso
público destinado à educação especial.
Transparência nos Recursos do FUNDEB: A necessidade de transparência
na aplicação dos recursos do FUNDEB para a educação especial foi reforçada,
ressaltando que essa demanda existe desde 2018.
Levantamento de Estudantes sem Atendimento Adequado: A importância
de realizar um levantamento preciso dos números de estudantes sem
atendimento de professores de apoio foi enfatizada.
Essas deliberações refletem o compromisso mútuo de encontrar soluções
práticas e eficazes para os desafios enfrentados pela educação inclusiva em
Campo Grande.
Professor Juari, afirmou que a Comissão de Educação encaminhará todas
essas demandas ao Executivo Municipal.
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