Como construir marcas de grande valor é tema do podcast “Comunicação é Tudo”

Fundadora da Vervi Assessoria, Vera Lucia Rodrigues recebeu o especialista em comunicação corporativa, Leandro Volcov

O primeiro episódio do mês de fevereiro do podcast, Comunicação é Tudo da jornalista e fundadora da Vervi Assessoria, Vera Lucia Rodrigues, recebeu o especialista em comunicação corporativa, Leandro Volcov que trouxe insights valiosos para a construção de marcas de grande valor no mercado junto à assessoria de imprensa.

O profissional que conta com extenso currículo no setor automotivo, trabalhando na gerência de comunicação e assessoria de grandes marcas como, Toyota do Brasil e inDrive. Atualmente, Volcov está como Gerente de Comunicação e RP da Omoda I Jaecoo Brasil. Durante o podcast, Volcov compartilhou sobre sua experiência e a importância do assessor de imprensa.

“Cheguei no setor automotivo em 2012 e o que sempre me fez brilhar os olhos é como eu consigo comunicar empresas com a sociedade, porque comunicação é isso. Eu comunico aquilo que uma empresa oferece de produto ou serviço de maneira que agregue para quem está ouvindo ou querendo buscar informação sobre aquilo”, pontuou.

O especialista em comunicação corporativa também mencionou sobre o papel, muitas vezes difícil, mas necessário, no processo de comunicar.

“É um desafio enorme, porque você não tem nenhuma ciência por detrás que te dê uma fórmula exata. O que você tem é a sua experiência como jornalista, o abastecimento que você tem na sua formação de como lidar com públicos, e como você engaja aquele público para aquilo que você ou a empresa está oferecendo”, salientou.

Segundo Volcov, ao compreender o papel da comunicação no processo de promover uma pessoa ou empresa, percebe-se o jornalismo. “Por que o jornalismo é importante dentro dessa área de comunicação corporativa, assessoria de imprensa? Porque o jornalista mais nada é do que o contador de histórias que une histórias de quem quer que seja, pode ser empresa, pessoas, uma sociedade, um povo, uma nação, com quem busca entender e ir a fundo sobre essas histórias”.

Uma das dicas do Volcov para prosperar na comunicação é estabelecer contatos. “As marcas, além de vender, precisam se relacionar para ter dentro do país ou do local onde elas estão estabelecendo contatos, estabelecendo o negócio, que ela tenha perenidade, que tenha uma reputação. Para construir isso, você não faz só informando ou falando, você faz se relacionando. Então, eu gasto muito tempo, por exemplo, quando estou na empresa, buscando contatos, criando o colchão da reputação da minha marca”, ressaltou.

Ainda de acordo com o especialista, o trabalho de construir a imagem de uma empresa, é do executivo que precisa estar aliado à sua assessoria de imprensa, transformar o seu negócio em algo realmente notável, “multiplicando essa paixão para outros”.

Para Leandro Volcov, o executivo precisa ter um olhar apurado também para analisar o que de fato pode ser um fato relevante para ser divulgado na imprensa. “Isso gera valor lá na ponta pra quem vai comprar seu produto e pode ver uma diferença. Mas para isso, é preciso que o executivo saiba, inclusive, o que é um fato relevante. É preciso que ele faça um dever de casa listando os fatos relevantes. Ele tem nas mãos, toda semana, um relatório que ele recebe de todas as áreas, que fala, ó, essa semana a gente fez isso, aquilo. Então, para ele, basicamente, para os empresários executivos isso é fácil”, reforçou Volcov.

Para a host do podcast, Vera Lucia Rodrigues, as expertises de Leandro Volcov agregaram muito para o podcast e será muito útil para profissionais da área de comunicação e executivos. “O Leandro começou a trajetória dele na Vervi Assessoria, aprendeu muito conosco e aprendemos muito com ele. É um profissional com muita experiência em relações com a imprensa, gerenciamento de crise de imagem e especialmente com globalização de marcas e dividiu conosco no podcast a sua visão estratégica sobre como construir valor para marcas e ecossistemas, além de compartilhar seu conhecimento no desenvolvimento de relações institucionais e na introdução de marcas globais no mercado brasileiro”, comentou, Vera Lucia Rodrigues.

O episódio do podcast com Leandro Volcov está disponível no Youtube, no canal da Vera Lúcia Rodrigues: @VeraRodrigues ou nos streamings de música, Spotify e Deezer no podcast Comunicação é Tudo. Episódio completo: https://youtu.be/zVq5qOZuxbA?si=CnkCQuxQwUHWvirw

O podcast voltado para a área de assessoria de imprensa recebe executivos de vários setores e especialistas em comunicação e marketing, todas às quintas-feiras, as 19 horas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também